Boa Tarde, princesas do Senhor!

Estava pensando numa matéria interessante e percebi que pouco se fala sobre o uso de jóias em nosso meio, e como curiosa e também por sempre defender minhas idéias, vamos meditar na Palavra de Deus sobre o uso de jóias. Por muitos anos, vivi a idéia de que usar jóias era pecado, mas sempre quis saber ao certo onde estava o pecado. Vaidade por vaidade, tudo é vaidade, não é mesmo?? E o    que aumenta ou diminui meu caráter cristão usando um anel ou um brinco??? Onde está a questão do pecado???
Se é pecado, então quero ter a base bíblica para tal, não só ouvir e fechar os olhos, vamos então, na fonte, vamos analisar a luz da Bíblia. O que vamos analisar, é opinião plenamente minha, não tenho intenção nenhuma de quebrar paradigmas, e nem tão pouco trazer uma discussão sobre o assunto. Cada um tem o discernimento do Espírito de Deus, e espero que Ele te oriente a entender e viver plenamente a Palavra de Deus.

Na Bíblia encontramos várias passagens que fala sobre jóias, adornos, e em determinados aspectos as jóias eram usadas como presentes tradicionais, como costumes da região. A linda história da jovem Rebeca nos mostra que a tradição de sua família era presentear as moças e mulheres com jóias, em Gen. 24:47 - " Depois lhe perguntei: De quem você é filha? Ela me respondeu: De Betuel filho de Naor e Milca. Então, lhe coloquei o pendente em seu nariz,e as pulseiras em seus braços. Note, que após ela se apresentar, ser de família tradicional era costume o presente ser uma jóia, era sinal de respeito e consideração para aquela família. Após todo o cerimonial de apresentação das famílias, a família do noivo representado por seu Servo fez a entrega do presente oficial, deu jóias de ouro e de prata e ainda vestidos para Rebeca a noiva e para seus irmãos e sua mãe. E lembramos, nós amadas, que Rebeca era uma jovem temente a Deus, que foi escolhida para ser a esposa de Isaque como uma Promessa de Deus na vida de Abraão, sendo assim, ela não era uma mundana, vulgar, ela era a prometida de Isaque, e foi presenteada com jóias!!! Deus aqui estava condenando a jóia como imoral??? Pecado?? O Costume de presentear com jóias era valor cultural e não valor espiritual, porém, Deus estava aprovando a comunhão das famílias tradicionais através de uma jóia como símbolo de aliança entre Rebeca e Isaque.

Outra passagem Bíblica que podemos ver o uso de jóias está descrita em Números 31:50 - " Por isso trouxemos como oferta ao Senhor os artigos de ouro dos quais cada um de nós se apossou: braceletes, pulseiras, anéis de sinete, brincos e colares, para fazer propiciação por nós perante o Senhor." Com esta passagem, vemos que mais uma vez, Deus não está interessado no valor cultural, Moisés recebeu orientações  para conduzir o povo à ofertar ao Senhor, sendo assim fizeram conforme o próprio Deus havia falado e construiram a Tenda do Encontro como memorial de lembrança dos Israelitas ao Senhor. Portanto, amadas, aqui Deus condenou as jóias?? Achou impuras as ofertas??? Precisamos nos atentar para o contexto bíblico, já tenho minha conclusão, mas vamos seguir...

Em Exôdo 35:22 - " Todos os que se dispuseram, tanto homens como mulheres, trouxeram jóias de todos os tipos: broches, brincos, anéis e ornamentos, e apresentaram seus objetos de ouro como oferta ritualmente movida perante o Senhor." 
Mais uma vez, vemos que Deus recebia as ofertas de jóias, de ouro, para a construção do Tabernáculo, não se importando com esses tipos de ofertas, mas vendo a fidelidade do povo e o compromisso na obediência de fazer tudo conforme Deus estava ordenando. Fala sério....onde está o pecado por ser jóias???? Para Deus eram ofertas imundas??? 

Temos ainda mais exemplos na Bíblia com referência ao uso de jóias, a verdade é que muitos teológos se baseiam onde Paulo diz em 1 Timóteo 2:9,10 - " E as mulheres sejam do mesmo modo, calmas e sensatas nas atitudes e na maneira de vestir. As mulheres cristãs devem ser notadas por sua bondade e virtude, e não pela maneira como arrumam o cabelo ou por causa das jóias ou roupas extravagantes."

Traduzindo... as mulheres devem ter noção, devem ter comportamento, devem ter modéstia!!! Entendeu?? Quer que eu desenhe??? rsrsrsrsr
Tá claro, Paulo não diz que usar jóias é pecado, que não devem usar jóias, faz uma comparação de comportamento, mulheres que só pensam em arrumar o cabelo, só pensam em roupas, sapatos estão em conflitos interiores, certamente buscam a satisfação que precisam, então, por causa disso, ficam mulheres amargas, vazias e sem temor. Ficam exatamente fúteis! E Deus não tem prazer em sua obra mais linda, encontrar-se numa situação dessas, Ele deseja que suas princesas sejam abençoadas, cheias de temor, moderadas, sensatas, disciplinadas, lindas e cheias do Espírito Santo.

Amadas irmãs em Cristo, que possamos entender o propósito de Deus para nós, na Palavra de Deus encontramos todas as nossas dúvidas, e basta somente orarmos e pedirmos a Deus para nos dar discernimento e sabedoria para sermos mulheres cristãs que adoram a Deus, que fazem a vontade do Senhor, que entendem os desígnios e o chamado de Deus para nossas vidas. Vaidosas somos por natureza, isso é fato, e Deus nos permite isso. Deus permite que usamos de tratamentos de beleza para aprimorar a "beleza de Cristo em nós", isto é fato, lembra-se de Ester no palácio, fazendo tratamentos de beleza de última geração??? Pois bem, minha amada, temos que ter senso, temos que ter bom comportamento, devemos ser sensatas, ter noção do que fica bom em nós, não é só porque está na moda, que devemos usar, devemos olhar no espelho e ver se estamos refletindo a Cristo, lembra-se que somos princesas do Reino do Senhor aqui na terra?? rsrrs

Estou maravilhada, encantada de saber que posso todas as coisas em Cristo, posso usar roupas bonitas, posso usar cremes para a pele, posso usar maquiagens, posso usar jóias, posso cuidar dos cabelos, mas em todas essas coisas o Nome do Senhor tem que ser glorificado, o Senhor tem que ser honrado em nossas vidas por nossas atitudes,nosso comportamento, nosso caráter, depois vem a beleza exterior refletida em nós com um rosto formoso e coração cheio de temor do Senhor. Sou livre para adorar a Deus, com toda a minha vida, todo o meu querer, e em todas essas coisas, sou mais que vitoriosa em Cristo Jesus!
Deus vos abençõe, e abra os seus olhos para a verdade à luz da palavra.







 




GOSTOU? COMPARTILHE.