" Agradável aos olhos do rei."

 Ester 2:4a

" E o rei dê o reino dela a outra que seja melhor do que ela."

 Ester 1:19b

Introdução

Durante o reinado do rei Assuero, na cidade de Susã, por 180 dias abriu o palácio para visitação pública, e recebeu todos os reis e princípes da época para ostentar toda sua glória, sua riqueza, seu trono, o palácio. ( Estava num ótimo momento de sua carreira..rsrs). 
No final, por 7 dias o rei fez uma grande festa para fechar com chave de ouro toda a sua glória e seu poder, abriu os portões do palácio e recebeu a todos da cidade de Susã, tanto pobres, como ricos, a todos os reis e princípes vizinhos, e pediu que seus criados servissem tudo do bom e do melhor, sem nenhuma restrição.
A festa estava linda, um verdadeiro sucesso, e o rei deixa para o final para mostrar a sua maior riqueza, a sua coroação como rei mais bem sucedido de toda a Pérsia. Manda chamar sua esposa Vasti, que era extremamente linda, elegante,enfim, maravilhosa. Ele queria mostrar que tinha a esposa mais linda da época além de todos os bens que possuía.
Mas, Vasti recusou-se obedecer ás ordens do rei, seu esposo. E não foi se apresentar. Continuou em seus aposentos com suas amigas mais chegadas realizando uma festa particular. Com sua atitude acabou perdendo seu prestígio e toda sua glória como a rainha mais linda e bem sucedida de todos os tempos. Sendo assim, os príncipes decretam ao rei atitude a ser tomada e decidiram realizar um concurso para escolher uma nova rainha, para ocupar o lugar de Vasti.
REFLEXÃO: Ester 1:19b

-  E o rei dê o reino dela - O rei foi forçado, mesmo sendo generoso, de bom coração, destituir sua esposa, mesmo amada, querida por muitos anos, paparicada, teve que obedecer as leis da Pérsia, e o fez mesmo contrariado. Vasti deixa de ser a rainha, perde seu reino, seu trono, sua riqueza, sua glória, sua casa luxuosa, todos seus prazeres requintados. Perdeu a oportunidade de construir sua vida com sua família, e toda sua glória. Sua beleza já não tinha importância, sua fineza, sua elegância perdia o valor. Não tinha temor nem unção, então como a mulher de provérbios que se perde em sua beleza.

" Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura." Prov. 31:30

- A outra que seja melhor do que ela -  para continuar seu reinado, com respeito, prestígio e bem visto, o rei Assuero precisava de outra esposa à altura de Vasti, não poderia ser uma outra mulher qualquer, tinha esta que ser extremamente bela, linda, formosa, graciosa, preparada, que sabia etiqueta, que conhecia os protocolos do reino, que soubesse falar, que soubesse seu papel, que tivesse influencia, que fosse ótima hospitaleira, que fosse cuidadosa com sua casa, com suas obrigações. Que soubesse entrar e sair, falar e ficar calada, que fosse amável, sincera, humilde, dedicada, temente, submissa, carinhosa, bem-humorada, cheirosa, alinhada, moderna, e sempre muito bem vestida e bem apresentável. Afinal, ela era a rainha da Pérsia. Ester alcançou a graça e o amor do rei.

" Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. " Provérbios 31:10-12

1) VASTI - rainha casada com o rei poderoso, vinda de família nobre, filha de rei, riquíssima, poderosa, influente negativa, personalidade forte, orgulhosa, sem temor, desobediente, mau-humorada, fechada a novas idéias, e com baixa-estima. Sem temor, gostava de luxo, e só pensava em se embelezar, geniosa, preparada com todos os protocolos e regras de etiqueta, anfitriã sempre com muito glamour. Sabia tudo sobre o reino.

Vasti com as próprias mãos derrubou sua casa, veio a perder seu casamento, sua vida, seu trono, seu prestígio por um momento sem pensar, desobedecer uma ordem do rei, não respeitando a soberania e a hierarquia de seu marido, fez como a mulher tola de provérbios. Vasti esqueceu-se que só era rainha, porque tinha uma coroa em sua cabeça, que deveria honrar o seu rei, ela se acomodou em suas luxurias, conforto e sua beleza. Não era nem quente, nem fria, não tinha convicção que era importante para o reino. Ela se compara com a igreja de Cristo em que Jesus adverte, ser sábia, e que conheças os mistérios da salvação.

" Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Provérbios 14:1"

" Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

Apocalipse 3:15-19

2) ESTER - solteira, virgem, órfã, judia, pobre, sem prestígio, sem glamour, sem saber etiquetas, sem conhecer protocolos, sem luxo, desconhecida, humilde, sensata, com temor, obediente, submissa, amável, discreta, bem-humorada, aberta a novo, bela, linda, formosa, cheia de graça, esforçada, destemida, influente para o bem, alegre, motivada, cheia de unção, de temor no Senhor.

Ester nunca poderia imaginar ter que um dia obedecer as ordens de um rei, e se apresentar para um concurso de beleza, que não estava em seus planos. Mas, com ousadia, obedeceu as orientações de seu tio e foi para uma grande batalha, foi destemida para o novo, se abriu a possibilidade de aprender tudo sobre o reino, sobre etiqueta, sobre beleza, sobre hospitalidade, e nunca poderia pensar que seria usada por Deus para libertar o seu povo da morte, sendo capaz de compreender os desígnios de Deus para sua vida, sua família, sua história, fez tudo conforme lhe foi proposto, sem criar caso de nada, construiu mesmo tão jovem, sua capacidade de aprimorar sua beleza física, aderiu a idéia dos tratamentos de beleza por 6 meses com o que havia de mais moderno na época, se fez sábia, se humilhou quando preciso, seguiu todas as regras, a todas as ordens, e não deixou sua fé, sua origem de lado, mas buscava incessantemente estar na presença do seu Deus, confiando que Ele estava ali com ela e que faria a sua vontade para honrar a Deus e ser canal de bênçãos na vida de todos, principalmente para abençoar o seu povo.Sempre dedicada, conquistou o rei Assuero com sua atitude humilde, cumpriu todos os protocolos do grande concurso, foi vencedora, casou-se com o rei, tornou-se rainha, obteve influencia, poder, prestígio, admirada por todos que a conheciam, zelosa de sua casa, suas servas, foi extremamente sábia como a mulher de provérbios que edificou a sua casa e foi louvada. E assim como a igreja de Cristo, a noiva do Cordeiro, fomos eleitas de todos os povos, raças, tribos, línguas e nações, fomos escolhidas, purificadas, santificada, glorificada.

" A mulher que teme ao Senhor, essa será louvada!" -

Provérbios 31:30b.

"Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.  Isaías 61:10

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. Apocalipse 19:7

CONCLUSÃO:

Depois de cumprir todos os requisitos do concurso, Ester foi sempre sensata, obediente, e fez tudo conforme seu tio Mordecai lhe havia ensinado, falou quando devia, calou-se quando deveria, e seguiu todos os protocolos, fez todos os tratamentos de beleza que lhe foi passado, não deixou de realizar nenhuma de suas tarefas, realizou todos os procedimentos de cuidados da pele, do cabelo, cuidou de suas jóias, roupas, enfim, tudo o que deveria para se apresentar e ser escolhida esposa do rei. Ela nunca deixou de cuidar de sua alma e seu espiríto, orava e jejuava todos os dias, buscava em Deus conforto em todos os momentos para conseguir realizar tudo de forma que o Nome do Senhor fosse glorificado em sua vida, sempre disposta a ser canal de benção para todos por onde passava e buscava incessantemente na oração a paz que traz alivio, refrigério para a alma, e a faz vencer diante de qualquer adversidade. Mesmo sabendo que seu povo, estava correndo risco de vida, não poupou a sua vida, já como rainha, para enfrentar um desafio de desmascarar o inimigo e defender o seu povo de tamanha destruição. Ela foi destemida, guerreira, valente, usou sua beleza na hora certa, mas, confiou que nunca estava sozinha, que estava sempre cercada de anjos do Senhor para a capacitar e a ser conduzida pelo Espírito Santo a fazer a vontade do Senhor.

Reinou em sua casa, triunfou sobre suas servas, seu esposo, e nunca em toda a história de toda a Pérsia houve uma rainha tão amada, querida e influente como ela. Conquistou o amor de seu marido e trouxe consigo todo o seu povo.

Reflexão:

Dentro de nossas casas, temos sido qual rainha??? Temos sido como Vasti??? Belas, porém sem sabedoria?? Estamos acomodadas como Vasti que já tinha todo o reino a seus pés?? Temos sido desobedientes como Vasti?? Temos derrubado nossos lares como Vasti?? Temos deixado de lado nossa aparência como Vasti?? Temos deixado de nos amar??  Temos sido mulheres sem temor a nossos maridos?? Temos deixado de se cuidar para se apresentar para nossos esposos e filhos?? Temos desonrado a nossos esposos como Vasti?? Temos confiado mais em nossa beleza exterior como Vasti??

Vamos nos dedicar, amadas a sermos como Ester.

Mulheres cheia de virtudes, como Ester que conquistou todo o seu reino com doçura, com amor, e com atitude. Vamos aprender com Ester que devemos aprimorar nossa beleza física, e se embelezar com a palavra de Deus, com modéstia, com recato, com leveza, com tudo o que nos é permitido pelo Espírito Santo de Deus que nos conduz a uma vida cheia de temor do Senhor, nas oração, na consagração, no jejum, no propósito de servir a Deus com alegria e coração cheio de temor, obedientes a Deus, a nossos esposos, a nossos pastores, nunca deixando de se cuidar, de se amar, de buscar na medicina, na estética tudo o que precisamos para nos tornar ainda mais belas e cheias de graça, ganhar outras mulheres para Cristo com nosso testemunho de fé, zelosas pelas coisas de Deus, cuidando de nossa alma, corpo e espírito. Assim, como Ester abusar de ungüentos, de óleos que perfumam o espírito de Deus, o elixir da graça de Deus. Que possamos fazer a diferença.

Vamos buscar no Senhor, a capacitação para sermos esposas amáveis, cuidadosas, gentis, hospitaleiras, mães zelosas, apaixonadas todos os dias, que cuida de seu casamento para não virar uma rotina, que zela pelo seu esposo, e que acima de tudo ame a Deus e obedeça a sua palavra.

Assim, como Ester vamos ser rainhas do Senhor!

Servas do Altíssimo, Adoradoras por Excelência, Obedientes a Voz do Espírito Santo, sempre com temor e tremor no Senhor.

Mulheres segundo o coração do Senhor, que sabe usar sua beleza, que busca se apresentar a Deus com ordem, decência, com humildade, que possamos reinar em nossos lares, em nossas igrejas, em nosso trabalho, em nossas atividades do dia a dia.

Que possamos naquele Grande dia Triunfarmos com Cristo no reino Eterno e Celestial, como noivas do Cordeiro, como esposa de Cristo, preparadas para a Salvação, que possamos ser agradáveis ao nosso Rei, que como Ester fomos redimidas, fomos resgatadas como povo eleito, povo escolhido por Deus para reinar, e sermos para sempre princesas do Senhor, Rainhas de Cristo que fomos Salvas em Cristo Jesus para a Honra e a Glória do Senhor.

Que Deus abençõe a cada irmã em Cristo Jesus!!!


GOSTOU? COMPARTILHE.