É tempo de entendermos o papel da mulher na sociedade, mas, sobretudo, no Ministério de Jesus. Enquanto o mundo ainda caminha para reconhece...

É tempo de entendermos o papel da mulher na sociedade, mas, sobretudo, no Ministério de Jesus.

Enquanto o mundo ainda caminha para reconhecer o valor da mulher, o nosso Deus, já bem antes, havia criado um ser chamado mulher com toda perícia, e, de acordo com o texto bíblico, Deus a criou a partir da costela de Adão. (Gn 2: 21-23). E tendo criado esse ser chamado mulher, a capacitou desde os tempos remotos para uma grande missão.

Ora, não se pode questionar, que o papel da mulher nos dias atuais é de extrema relevância, quer para o lar, quer para sociedade, quer para a igreja.



Diversas pesquisas revelam que a mulher tem ocupado, cada vez mais, posições de destaque no mundo empresarial, científico, entre outros. Tal avanço se deve ao reconhecimento do potencial feminino dado por Deus.

Todavia, algumas mulheres com o chamado ministerial e capacitadas por Deus para assumirem seu papel no ministério de Jesus têm sido “podadas” em razão de alguns posicionamentos teológicos, mas os relatos bíblicos não deixam nenhuma dúvida sobre a importância da atuação da mulher. No contexto bíblico, temos a destacada Débora, juíza em Israel, mulher valente e audaciosa que capitaneou uma guerra juntamente com Baraque; temos ainda tantas outras que atuaram de forma valorosa no ministério de Jesus e dos apóstolos, conforme descrito nas Escrituras:

1) Em Jerusalém, de acordo com o texto de Atos1: 14, elas perseveraram em orações após a ascensão de Cristo;

2) Em Atos 8:12, temos o relato de mulheres batizadas;

3)Em Damasco, conforme Atos 9:2, mulheres foram perseguidas por Saulo;

4) Em Beréia, como é descrito em Atos 17:12, mulheres gregas de alta posição também tiveram participação na propagação do evangelho;

5) Em Atenas (Atos 17:34), temos Dâmaris, uma ateniense que passou a crer em Jesus após ouvir a mensagem de Paulo no supremo tribunal de Atenas;

6) Em Corinto (Atos 18:1-2), Priscila, mulher competente e inteiramente envolvida com o ministério cristão;

Os textos acima revelam a participação de mulheres com origens diversas e que se dedicaram na expansão do evangelho, tanto com orações, como recursos materiais e pessoais.

As mulheres estiveram sempre presentes durante o ministério de Jesus e, dada a ressurreição de Cristo, o anúncio de que o Mestre estava vivo foi feito por Maria de Madalena e a outra Maria.

O chamado de Cristo torna cada mulher um discipuladora, assim como a mulher Samaritana que, de acordo com o texto de Jo: 4:1-42, atentou para o chamado e saiu a anunciar a outros aquele encontro.

Que as mulheres possam enxergar além dos padrões impostos pela sociedade atual e se posicionar como eleitas do Pai para fazer a diferença em seus lares, em sua vizinhança, na Igreja e no mundo, pois fato é que os olhos de Deus estão sobre todos e conhece as obras de cada um.

Amadas do Pai, prossigam em conhecer a Cristo, tenha um encontro com Ele, adore-o, não olhe para trás, tampouco para as circunstâncias que são momentâneas, pois o Senhor te chamou para fazer a vontade Dele, que é boa, agradável e perfeita. Não deixe que te calem, não deixe que te parem, o tempo é chegado e a obra te espera, a seara é grande e poucos são os ceifeiros. O Senhor te habilitou para fazer parte da fileira das que não desistem. Então, avante soldadas de Cristo.

Concluímos então, que as mulheres devem estar totalmente envolvidas no trabalho do Senhor, pois esse é o desejo de Cristo. Se fosse de forma diferente, Ele mesmo teria impedido a atuação delas.

Mulheres foram feitas para adorar ao Criador, ser vaso de honra, ser discípula, ser apaixonada por Jesus e nunca desistir.

Minha querida amiga, não deixe que os embaraços da vida e até mesmo os embaraços religiosos venham tirá-la do foco que é ganhar almas para o Senhor, propagando o Reino de Deus e aguardando o retorno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A Paz do Senhor Jesus seja com todas!


Dra. Stela Domingos

Assembléia de Deus Taguatinga-DF







GOSTOU? COMPARTILHE.